QUEM SOMOS

O que é o SNPL

 É um dos maiores sindicatos do sindicalismo independente do nosso país.

 Constituído em 1992, surge como uma associação de professores do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior que não se revia na instituição da carreira única de professores.

 O SNPL representa a ruptura com as orientações sindicais então existentes, em oposição frontal à instituição de uma carreira única de professores, pois pretende revalorizar a profissão em todo o seu percurso, em consonância com os valores e as necessidades dos professores dos nossos dias.

 O SNPL consolidou-se como uma das forças mais representativas dos professores e continua a expandir-se  por todo o país.

 O SNPL é membro co-fundador da CGSI que engloba sindicatos dos mais diversos sectores e se caracteriza por respeitar a autonomia de cada um dos sindicatos filiados.

 Com mais de 14000 associados, o SNPL é uma força representativa das aspirações e das expectativas dos professores licenciados de todo o país.

QUE SINDICALISMO DEFENDEMOS

O Sindicalismo que propomos é:

 INDEPENDENTE – Não temos qualquer vinculação com grupos políticos nem com organizações que possam condicionar a nossa prática sindical. A independência garante-nos a autonomia, o rumo seguro para alcançarmos os nossos objectivos, a eficácia e a segurança na negociação das nossas propostas.

 DIALOGANTE – não defendemos o radicalismo das posições nem embarcamos em confrontações sistemáticas. Defendemos o diálogo e a negociação como método mais eficaz de defesa dos interesses presentes e futuros dos professores.

 PROFISSIONAL – O nosso objectivo fundamental é a valorização da nossa profissão.

Por isso trabalhamos ao lado dos professores e compartilhamos as suas necessidades.

 PLURALISTA – Defendemos a autonomia e respeitamos as opões ideológicas dos nossos associados.

DEMOCRÁTICO – Acreditamos na educação como meio de desenvolvimento pessoal e social, como motor do desenvolvimento e do progresso do país, proporcionando aos jovens igualdade de oportunidades para realização pessoal e para o exercício pleno da cidadania.

OS NOSSOS OBJETIVOS

Defender e dignificar o exercício da profissão docente;

Defender os interesses sócio-profissionais dos docentes;

Lutar pela qualidade do ensino e contra a sua degradação;

Pugnar pelo rigor e pela qualidade da formação académica necessária ao ingresso na profissão;

Denunciar todas as medidas que aviltem a profissão e a qualidade do ensino;

Exercer o direito de participação em tudo o que diz respeito ao processo educativo, quer de natureza pedagógica, quer de natureza profissional;

Lutar por uma remuneração adequada;

Reforçar a estabilidade do corpo docente;

Exigir melhoria das condições de trabalho, incluindo a segurança no local de trabalho.

Consulte os Estatutos do SNPL em

https://snpl.pt/EstatutosSNPL.pdf