Greve – 5 de Novembro

Manifesto do SNPL

Greve – 5 de Novembro

A greve é o último meio de que dispõem os trabalhadores para fazer valer as suas propostas e as suas reivindicações. A decisão de fazer greve é ponderada e é muito séria. Por isso, o SNPL raramente apela à greve.

A greve é uma oportunidade para os poderes públicos e a população terem consciência dos problemas que afetam a situação do professor. É a oportunidade que surge para mostrar as razões do descontentamento.

Há quem se queixe de que a greve não passa de um sinal e que tudo fica na mesma. Não é verdade! Ela mexe sempre com a consciência das pessoas e sobretudo a dos profissionais que são chamados a aderir. Torna visíveis os problemas e clarifica as situações.

É necessário melhorar as condições e as remunerações do trabalho, apoiar os professores com dificuldades, estresse e doenças derivadas da profissão.

É necessário que a avaliação de desempenho seja transparente, equilibrada e justa; que incida sobre a performance letiva e não fique sujeita a quotas.

Por tudo isto,

Junta-te à luta por uma carreira docente de qualidade!

Mas…

Se estás contente com a política do ME; se te conformas com o ECD; se queres pactuar com as injustiças nas colocações; se achas que os teus direitos são respeitados, e que tens condições de trabalho dignas; se achas que o ME te paga as horas extra de preparação de aulas, de reuniões, de avaliações, de apoio aos alunos; se achas que o teu trabalho é recompensado, é reconhecido e é valorizado; se achas que o ME te defende e te ajuda a resolver os problemas; se achas que o ME te definiu uma carreira aliciante e motivadora…

Então, não faças greve!

Mas se,

pelo contrário, te sentes desiludido e desapontado, queres lutar por uma profissão digna, por uma remuneração justa, por um concurso transparente, por uma avaliação dignificante, por uma carreira motivadora…

Junta-te a nós nesta luta pela razão, pela unidade e pela solidariedade!

Lisboa, 20 de outubro de 2021

A Direção Nacional

Consulte o Pré-Aviso de Greve em https://snpl.pt/Greve05112021.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *