DIA HISTÓRICO PARA OS PROFESSORES, A ESCOLA PÚBLICA E A SOCIEDADE

O SNPL congratula-se pelo momento histórico de ontem em que, finalmente e depois de 19 anos de políticas erráticas, desvalorização da carreira docente e dos inúmeros prejuízos que sofremos ao longo destes penosos anos, tenhamos chegado a acordo pelo início de um novo capítulo para os professores. Em 2 anos e 10 meses teremos a recuperação integral do tempo de serviço.

Nenhum docente, independentemente do escalão em que se encontra, e que tenha passado por algum tempo congelado, será prejudicado.

Apesar de não poder satisfazer todos aqueles que, por força dos anos intermináveis e dos sucessivos governos que nunca contribuíram para repor aquilo que é da mais inteira justiça, a verdade é que mais de 100 mil professores serão contemplados por este novo diploma.

Assinámos conscientes que há muito trabalho pela frente; que temos de continuar a lutar pelos nossos direitos e a querer mudanças significativas na carreira. Temos o compromisso do governo que brevemente iremos agendar e retomar negociações, nomeadamente no que diz respeito à valorização da carreira, a alteração da mobilidade por doença, à avaliação de desempenho dos professores e, sobretudo, resolver ou por via de compensação financeira ou por via de antecipação da reforma, a situação dos docentes que já não conseguem beneficiar com este diploma.

O SNPL tem consciência que estamos num ponto de partida; que a profissão de professor é fundamental na sociedade e só com os docentes tranquilos e valorizados é que se pode dar futuro ao país.

Este acordo é um novo começo e representa um salto significativo de uma das bandeiras mais importantes que o SNPL e os professores mais desejavam.

Juntos somos mais fortes.

 Lisboa, 22 de maio de 2024

A Direção Nacional do SNPL

Consulte o acordo assinado em https://snpl.pt/Acordo%20SNPL%20MECI.pdf