GREVE GERAL FOI A “PROVA DOS NOVE”: GOVERNO TEM DE REVER CORTES PREVISTOS PARA 2012

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) congratula-se com a forte adesão do sector docente registada na GREVE GERAL de 24 de Novembro de 2011 – houve cidades inteiras sem  aulas –  e, se dúvidas houvesse, a “prova dos nove” foi feita: A maioria dos professores está contra a política de austeridade que está a ser seguida no ensino e que não serve ninguém. O Governo tem de rever os cortes previstos para 2012 e acabar com o ataque cerrado aos direitos dos professores.

É possível minimizar as medidas de austeridade previstas para o próximo ano e que, a concretizarem-se, irão colocar seriamente em causa a qualidade do ensino (menos escolas, mais alunos por turma e menos professores). O SNPL exige que sejam pagos os subsídios de Natal e de Férias aos professores.

O GOVERNO PODE E DEVE CORTAR NAS “GORDURAS” E NÃO ATACAR OS PARCOS VENCIMENTOS DAQUELES QUE, DIARIAMENTE, PUGNAM PELA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS EDUCADA, SOLIDÁRIA E JUSTA.

A INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES FICOU CLARA NA GREVE GERAL. O MESMO JÁ TINHA ACONTECIDO NA MANIFESTAÇÃO GERAL DO PASSADO DIA 12 DE NOVEMBRO.

OS PROFESSORES NÃO VÃO DEIXAR DE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS E, CASO O GOVERNO MANTENHA A SUA POSIÇÃO, SERÃO ADOPTADAS FORMAS DE PROTESTO MAIS DURAS. OS SINAIS DA NOSSA INDIGNAÇÃO ESTÃO DADOS. COMPETE AGORA A QUEM DE DIREITO SABER FAZER A SUA INTERPRETAÇÃO.

SÓ MOTIVADOS, E NÃO COM CORTES ATRÁS DE CORTES, OS PROFESSORES PODERÃO RUMAR À EXCELÊNCIA!

Lisboa, 25 de Novembro de 2011              

A DIRECÇÃO NACIONAL