SNPL ADERE À MANIFESTAÇÃO E À GREVE CONTRA O “ASSALTO” AOS PROFESSORES

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) vai aderir à Manifestação Geral marcada para o próximo dia 12 de Novembro (a partir das 14h30, no Marquês de Pombal, em Lisboa) e à Greve Geral do dia 24, pelo que APELA À MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS SEUS ASSOCIADOS PARA ESTES PROTESTOS. Na base desta decisão está o facto de o Governo se preparar para “assaltar” os professores nos próximos dois anos (2012/13).

Não vamos pactuar com este verdadeiro saque e, em sintonia com a Frente Sindical, TUDO FAREMOS PARA FORÇAR O GOVERNO A ALTERAR O RUMO que traçou e que coloca seriamente em causa a qualidade do ensino em Portugal (menos escolas, mais alunos em cada turma e menos professores). O SNPL sabe que os compromissos assumidos com a “Troika” obrigam a um esforço do País para escapar à banca rota, mas não podem ser os professores e demais funcionários públicos a pagar a crise por inteiro.

A concretizarem-se as intenções governamentais, um professor no primeiro escalão vai perder mensalmente 300 euros do seu salário, enquanto aqueles que estiverem no último perderão 900 euros por cada mês de trabalho. Trata-se de um verdadeiro “crime”, que levará milhares de professores e funcionários públicos ao desespero. Para tornar o quadro ainda mais negro, os docentes têm as suas carreiras paradas desde 2005 e ainda estão a ser negociadas importantes questões, como a Mobilidade e o Estatuto da Carreira Docente.

NÃO VAMOS PERMITIR QUE ESTE “ASSALTO” AOS PROFESSORES SE CONCRETIZE!

Só motivados, e não com cortes atrás de cortes, podemos RUMAR À EXCELÊNCIA,   

Lisboa, 28 de Outubro de 2011 

A DIRECÇÃO NACIONAL