GOVERNO “ASSALTA” PROFESSORES

O Governo vai “assaltar” os professores nos próximos dois anos (2012/13). Esta é a única leitura que o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) faz do Orçamento de Estado para o próximo ano e das medidas de emergência adoptadas para combater a crise em que o País se encontra. A concretizar-se o plano governamental, a maioria dos professores vai perder, no mínimo, entre 300 e 900 euros mensais, um verdadeiro “roubo”, autorizado por lei, a quem trabalha em prol do desenvolvimento do País, formando e educando todos os portugueses.

Não vamos pactuar com este verdadeiro saque e estamos já, em sintonia com a Frente Sindical, a definir as MEDIDAS DE FORÇA que serão colocadas em prática para forçar o Governo a alterar aquilo que já definiu sem ouvir ninguém.

O SNPL sabe que os compromissos assumidos com a “Troika” obrigam a um esforço do País para escapar à banca rota, mas esse esforço tem de ser de todos. Não podem ser os professores e demais funcionários públicos a pagar a crise por inteiro. Ninguém pode ficar de fora, sob pena de se estar a descriminar um sector da vida económica do País – a Função Pública -, quando esta está longe de ser o problema, ao contrário do que muitos pretendem fazer crer.

A concretizarem-se as anunciadas decisões governamentais, um professor no primeiro escalão vai perder mensalmente 300 euros do seu salário, enquanto aqueles que estiverem no último perderão 900 euros por cada mês de trabalho. Trata-se de um verdadeiro “crime”, que levará milhares de professores e funcionários públicos ao desespero. Para tornar o quadro ainda mais negro, os docentes têm as suas carreiras paradas desde 2005 e ainda estão a ser negociadas importantes questões, como a Mobilidade e o Estatuto da Carreira Docente.

O SNPL vai denunciar isto mesmo nas reuniões que irá manter esta semana com os vários interlocutores governamentais e deixa desde já um aviso: NÃO VAMOS PERMITIR QUE ESTE “ASSALTO” AOS PROFESSORES SE CONCRETIZE!

Só motivados, e não com cortes atrás de cortes, podemos RUMAR À EXCELÊNCIA,   

Lisboa, 17 de Outubro de 2011

A PRESIDENTE DO SNPL

Graziela Rodrigues