SNPL DEFENDE ESTATUTO QUE PREPARE ALUNOS DE SUCESSO

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) defende que o novo Estatuto do Aluno que está a ser elaborado pelo Ministério da Educação e que deverá ser apresentado em breve deve ter como principal objectivo ajudar a preparar alunos de sucesso. Para a obtenção de tal desiderato é fundamental que o documento contemple uma série de directivas tendentes a maximizar as relações entre a direcção, directores de turma e famílias, pois só com uma maior interligação desta “trilogia” se resolverão muitos dos problemas com que professores e alunos se debatem diariamente.

Assim, o SNPL considera fundamental que o Estatuto do Aluno consagre que os directores de turma devem ter tempos de componente não lectiva exclusivamente dedicados ao estudo dos problemas das turmas pelas quais são responsáveis, permitindo-lhes melhor identificar e sinalizar os problemas e discuti-los com a direcção, famílias e com os próprios alunos, a quem deve ser dada liberdade para exercerem o seu espírito crítico.

O Estatuto do Aluno deverá também trazer novas regras para o funcionamento das salas de aulas, responsabilizando os alunos pelo que ali se passar. Ou seja, os alunos têm de passar a ter deveres e esses deveres serem consequentes. O SNPL apela, ainda, para que o Ministério da Educação reveja a situação das faltas dos alunos não contarem para o aproveitamento, já que tal facto fomenta um sentimento de impunidade que em nada os beneficia. A elaboração de códigos de conduta nas escolas é outra medida defendida pelo SNPL.

Estamos atentos a esta matéria e não deixaremos de dar o nosso contributo no sentido de ajudar a preparar alunos de sucesso, pois eles são a razão de ser da nossa profissão. Professores e alunos devem caminhar RUMO À EXCELÊNCIA!

Pela força da razão,

Lisboa, 24 de Outubro de 2011,                                  

A DIRECÇÃO NACIONAL