SNPL ESTÁ PREOCUPADO COM QUEIXAS CONTRA PROFESSORES

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) está preocupado com o aumento dos ataques aos professores que se têm vindo a verificar nos últimos meses e que têm na sua essência, sobretudo, queixas de alunos e de encarregados de educação. Na sequência dessas queixas, muitos professores estão a ser alvo de processos de averiguações, a maioria dos quais sem quaisquer fundamentos.

O SNPL não pode pactuar com o aumento da falta de civismo patenteada por alunos e encarregados de educação. Os docentes têm a obrigação de coordenar as suas turmas e tentam, na maioria dos casos, ajudar os encarregados de educação na educação dos respectivos educandos.

Assiste-se hoje a uma “perseguição” aos professores e a medidas que visam, encapotadamente, criar instabilidade à classe docente e o despedimento. Os professores são responsabilizados sem quaisquer motivos aparentes. Ou porque chamam a atenção a um aluno, ou porque dão uma negativa, ou porque simplesmente tentam colocar ordem na turma.

O SNPL vai levar esta preocupação a todas as entidades com responsabilidades na área educativa e ao Provedor de Justiça, no sentido de se olhar mais para o trabalho desenvolvido pelos professores em prol dos seus educandos e não de se olhar para os docentes como se de criminosos se tratassem.

No âmbito da sua missão de apoiar os professores, o SNPL salienta que tem cursos no âmbito da gestão de conflitos escolares que são gratuitos para os seus associados. Estes cursos estão abertos a todos os professores, sendo para tal necessário apenas contactar o nosso sindicato.    

Certos de que só motivados podemos RUMAR À EXCELÊNCIA,   

21 de Fevereiro de 2013                                

A DIRECÇÃO DO SNPL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *